25 de Junho 21:01
Receitas de pães para todas as ocasiões

Nita Alimentos sugere receitas de pães recheados com vegetais e embutidos.

Considerado o alimento do corpo e da alma, o pão é também um exemplo de partilha. Sublimado na parábola da Multiplicação dos Pães se transformou em um símbolo religioso ao representar o corpo de Cristo na Santa Ceia. Apesar da diversidade de culturas e religiões, sua essência permanece a mesa: uma combinação de farinha, água e sal que, ao longo do tempo, foi enriquecida com grãos, temperos, embutidos, queijos, legumes, verduras, cremes, chocolate e frutas.

E não importa a combinação de ingredientes e se o pão é salgado ou doce. A cada dia surgem novas receitas e formatos diferenciados para valorizar ainda mais o nosso pão de cada dia que de manhã, bem quentinho, fica irresistível com manteiga, na hora do almoço pode compor um saboroso sanduíche, ou também ser a atração principal do lanche da tarde e o ingrediente indispensável em um bate papo com os amigos.

Rico em carboidratos, o pão tem a capacidade de melhorar nosso humor e disposição mental, afinal de contas, o dia sempre começa mais gostoso quando comemos um pão quentinho no café da manhã, não é? A todo o momento são abertas lojas especializadas e as padarias aumentam sua variedade de opções para oferecer novidades para consumidores cada vez mais exigentes.

A Nita Alimentos, selecionou algumas receitas de pães preparadas com a Farinha de Trigo Nita para você preparar em casa. Confira as sugestões e literalmente coloque as mãos na massa!

PÃO DE ERVAS

Ingredientes:

2 tabletes de fermento biológico (30 g)
1 colher (chá) de açúcar
1 kg de Farinha de Trigo Nita
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada
1/4 xícara (chá) de manjericão picado
1/4 xícara (chá) de orégano
folhas de alecrim e hortelã picadas a gosto
1 xícara (chá) de óleo (200 ml)
3 colheres (sopa) de azeite
1 copo de requeijão cremoso (250 g)
150 g de mandioquinhas cozidas e espremidas
1 colher (chá) de sal
2 ovos
1 xícara (chá) de água morna (200 ml)
1 gema para pincelar

Modo de preparo:

Em um recipiente grande, desmanche o fermento no açúcar, mexendo até ficar líquido. Junte a Farinha de Trigo Nita, previamente adicionada de todas as ervas. A seguir, acrescente os demais ingredientes. Coloque a água morna, aos poucos, mexendo até obter liga. A seguir, sove a massa até ficar bem lisa. Deixe descansar por 15 minutos. Divida a massa em 24 partes e modele pãezinhos. Disponha-os em assadeira untada, deixando espaço para crescerem novamente até dobrarem de volume. Depois de crescidos pincele com gema. Leve para assar em forno pré-aquecido, em temperatura média (200° C), por aproximadamente 30 a 35 minutos.

Dica: Experimente polvilhar salsa picadinha sobre os pãezinhos logo após pincelar com a gema.

Rendimento: 24 pãezinhos

PÃO DO PORTO

Ingredientes:

75 g de fermento para pão
2 colheres (sopa) de açúcar
2 ovos
1 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de margarina com sal
400 ml de água morna
1 kg de Farinha de Trigo Nita
Óleo para untar

Modo de preparo:

Numa vasilha, misture o fermento com o açúcar até obter um creme. Em seguida acrescente os ovos, o sal e a água morna. Junte a Farinha de Trigo Nita e trabalhe bem a massa durante 10 minutos até soltar das mãos. Polvilhe farinha em chuveirada,
leve para descansar por 10 minutos, volte a amassar por mais ou menos 5 minutos e deixe crescer até que dobre de tamanho. Modele na forma desejada (redonda). Com a faca, faça 4 leves cortes sobre a massa. Coloque numa fôrma redonda untada com óleo e deixe descansar por 40 minutos. Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) e deixe de 30 a 40 minutos, até dourar.
Opção: Antes de levar ao forno, você pode pincelar a massa com uma gema de ovo batida e polvilhar gergelim.

PÃO DE BETERRABA

Ingredientes:

1 xícara (chá) de óleo
2 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 xícara (chá) de leite morno ou água morna
3 ovos
1 colher (sopa) de sal
beterrabas cozidas (até atingir o volume máximo de 1.200 ml no copo do liquidificador)
3 tabletes ou 45g de fermento biológico (pão)
1 kg de Farinha de Trigo Nita

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o óleo, o açúcar, o leite ou a água morna, os ovos, o sal, as beterrabas e o fermento. Acrescente a Farinha de Trigo Nita aos poucos, mexendo sempre com uma colher. Quando ficar difícil de mexer, continuar acrescentando a farinha de trigo, sovando a massa até não grudar mais nas mãos. Cuidado para não colocar farinha demais, pois a massa pode ficar dura. Transferir a massa para uma mesa e continuar sovando nos sentidos das laterais para o centro, até que fique lisa e homogênea. Fazer uma bola com toda a massa e deixar crescer até dobrar de volume, coberta por um pano de prato limpo. Modelar os pães nos tamanhos e formatos desejados. Deixar os pães crescendo nas assadeiras, cobertos com pano de prato, até que pressionados com o dedo, a massa permaneça afundada, não retornando ao ponto original. Assar com o forno em temperatura baixa e aumentar para a média somente pouco antes de começar a dourar. Espete um palito de madeira, quando ele sair seco o pão está pronto. O rendimento varia de acordo com o formato modelado. Esse pão não deve ficar muito dourado, para realçar mais sua cor característica.
Dica: Se quiser pão de beterraba, substituir por cenoura (mesma quantidade cozida) e para pão de milho, substituir por 6 espigas de milho.

PÃO INTEGRAL

Ingredientes:

2 copos de água morna
1 copo de óleo
1 colher rasa (sopa) de sal
3 ovos
½ copo de açúcar
3 tabletes de fermento biológico
1 copo de farinha de trigo integral
1 copo de aveia em flocos grossos
1 copo de farelo de trigo
+ ou – 500 gr de farinha de trigo
Linhaça para decorar (opcional)

Modo de preparo:

Bata no liquidificador a água morna, o óleo, o sal, os ovos, o açúcar e o fermento. Despeje o conteúdo do liquidificador em uma tigela e misture a farinha integral, o farelo de trigo e a aveia, dissolvendo-os muito bem. Acrescente a farinha de trigo aos poucos até a massa desgrudar das mãos. Sove a massa até que fique lisa e homogênea. Coloque em um recipiente com tampa e deixe crescer até dobrar de volume. Amasse novamente para retirar o ar. Modele como rocambole e leve para assar em forno baixo por aproximadamente 50 minutos.

PÃO DE PRESUNTO E QUEIJO

Ingredientes - Massa:

3 ovos
2 copos de leite morno
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de açúcar
4 tabletes de fermento biológico
1 colher (chá) de sal
1kg de farinha de trigo

Ingredientes - Recheio:

300 g de presunto
300 g de mussarela
Orégano a gosto

Modo de preparo:

Coloque metade da farinha o fermento, o açúcar e os ovos. Derreta a margarina, junte o leite e vá acrescentando a farinha aos poucos. Sove bem a massa e deixe crescer. Sove novamente para retirar o ar. Divida a massa em duas partes iguais. Abra com o rolo, coloque o recheio e enrole como rocambole. Pincele gema de ovo e leve para assar em forno baixo por aproximadamente 40 minutos.

PÃEZINHOS DE ALHO PARA LANCHE

Ingredientes:

45g de fermento para pão ou 3 colheres (sopa);
1 xícara (chá) de água;
1 xícara (chá) de leite;
1 colher (sopa) de açúcar;
100g de margarina ou 5 colheres (sopa);
3 colheres (sopa) de azeite;
1 colher (sobremesa) de sal;
1 colher (café) de açafrão (opcional);
2 ovos;
1 colher (sobremesa) de alho em flocos ou 1 colher (sobremesa) de alho cru esmagado;
600g de Farinha de Trigo Nita ou 4 xícaras (chá) aproximadamente.

Modo de fazer:

Dissolva o fermento com o açúcar, junte o leite e os outros ingredientes amassando bem até obter uma massa macia que solte das mãos. Deixe crescer, modele os pães (bolinhas), deixe crescer novamente pincele com gema e leve ao forno médio pre-aquecido por aproximadamente 20 minutos.

PÃO DE CALABRESA

Ingredientes - Massa:

4 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Nita
30 gramas de fermento biológico fresco
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
1 gema para pincelar

Ingredientes - Recheio:

2 xícaras (chá) de lingüiça defumada ralada
1 xícara (chá) de queijo tipo catupiry

Modo de fazer:

Em uma tigela, coloque o fermento, o sal, o açúcar e misture bem até ficar líquido. Acrescente o leite, o óleo e misture a farinha até formar uma massa homogênea. Faça bolinhas e deixe crescer por 20 minutos. Misture bem os ingredientes do recheio, feche os pãezinhos e distribua em uma assadeira. Pincele com a gema e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até dourar levemente. 

deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
Desenvolvido por MadMídia