02 de Junho 12:03
Fórum Global das Mulheres começa nesta segunda em São Paulo

O evento acontece pela primeira vez em um outro país e deve reunir centenas de participantes de todo o país e também da França.

  • Ft.: Ag. Petrobras de Notícias Graça Foster, presidente da Petrobrás, uma das participantes do Fórum Global das Mulheres
  • Por Taíssa Stivanin
    Da RFI *

    O Fórum Global das Mulheres, ou Women's Forum, tradicional encontro anual que reúne mulheres influentes do mundo todo em Deauville, na França, ganhou uma versão brasileira e abre as portas nesta segunda-feira em São Paulo.

    O Fórum terá a participação de Maria das Graças Foster, presidente da Petrobrás, Marina Silva, a ex-ministra do meio-ambiente Marina Silva e a delegada carioca Marta Rocha. Durante os dois dias do evento, serão realizados worshops sobre educação, liderança, empreendorismo e outros temas. "O Fórum sempre teve a vocação de ser internacional e isso significa não somente receber delegações de outros países em Deauville", diz a presidente Véronique Morali.

    Mais de 300 participantes já confirmaram presença no evento. Não se trata de ‘exportar’ temáticas europeias, mas focar em assuntos que interessam às brasileiras, segundo Morali. "É um Fórum econômico e social. Temos temáticas ligadas ao desenvolvimento de novos negócios, a evolução da dinâmica social, e também sobre os empreendores da classe C. Os palestrantes foram escolhidos em função dessas questões."

    A escolha do Brasil para sedir a primeira edição internacional do evento aconteceu naturalmente, já que no ano passado uma delegação de 40 mulheres brasileiras participou do encontro na França. "O Brasil representa hoje um pólo local e regional na América do Sul, mas também uma esperança para o resto do mundo em um contexto econômico difícil. O Brasil também tem uma presidente, e todos esses fatores, tornaram natural a organização no Fórum na região”, declara a presidente.

    De acordo com Morali, o Brasil poderá ganhar uma segunda edição em 2013. “Esta é a primeira vez que um Fórum Internacional de Mulheres acontece no Brasil, e seria uma pena não dar continuidade a isso. O Fórum quer criar comunidades e unir as mulheres, e existe o desejo de continuar a realizar uma edição anual no país", ressaltou. A intenção é também a de expandir o evento para outros países. "Toda a região da América Latina e da Ásia é extremamente importante", lembra. Ela também não descartaa a possibilidade de realizar um evento na China. ‘’A China é um país onde as mulheres exercem um papel importante e é uma área economicamente importante’’, diz. O Fórum Global para as Mulheres acontece nos dias 4 e 5 de junho em São Paulo.

    * RFI - Radio France Internationale

    deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
    Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
    Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
    Desenvolvido por MadMídia