28 de Maio 13:01
O papel dos sindicatos na integração da América Latina

Unidade contra efeitos do neoliberalismo na América Latina estará em debate no Sindicato dos Bancários de Brasília nesta terça-feira, 29, a partir das 19h30.

O embaixador de Cuba, Carlos Zamora, e o diplomata representante do Mercosul no Brasil, Samuel Pinheiro Guimarães, estarão no Sindicato nesta terça-feira 29 de maio, às 19h30, debatendo “A criação da Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe (Celac) e o papel dos sindicatos na integração da América Latina”.

“Trata-se de um assunto importantíssimo, num momento em que os países latino-americanos e caribenhos buscam fortalecer a integração regional. Nesse sentido, os trabalhadores da região e suas entidades precisam reunir esforços para lutar contra a disseminação da precarização e terceirização das relações de trabalho no continente e combater o neoliberalismo e os reflexos da crise do capitalismo atual na economia regional”, afirma Rodrigo Britto, presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília e candidato a presidente da CUT-DF.

Ele comporá a mesa debatedora ao lado de Beto Almeida, diretor da Telesur no Brasil, de Jacy Afonso, secretário nacional de organização da CUT, e dos diplomatas. “Os sindicatos têm papel fundamental para apresentar propostas no sentido de estimular investimentos na produção nos países da Celac, de forma a gerar emprego e renda, lutar pela formalização do trabalho e pela ampliação de direitos e conquistas dos trabalhadores”, enfatiza Jacy Afonso.

Além da mobilização sindical pela construção de um modelo de desenvolvimento que beneficie os trabalhadores latino-americanos e caribenhos, estarão em discussão outras questões como a consolidação do Banco do Sul, a integração informativa nessas regiões e o fim da dependência financeira e tecnológica de países ricos.

O mediador do debate será Rafael Zanon, professor de História, diretor do Sindicato e candidato ao Conselho Deliberativo da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil. Segundo ele, ao promover mais esse evento, o Sindicato prossegue seu trabalho político e cultural de levar aos bancários e à comunidade do DF informações e discussões sobre a conjuntura nacional e mundial, contribuindo para a formulação de projetos e propostas em defesa dos interesses dos trabalhadores.

O debate será promovido em parceria com a TV Cidade Livre do DF, que gravará e retransmitirá o evento.

deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
Desenvolvido por MadMídia