15 de Maio 11:39
Faixa exclusiva começou na W3 Norte

A W3 Norte é a quarta via do DF a receber faixa exclusiva para ônibus e assim facilitar a vida do usuário do transporte público - que pode permitir a redução de 15 minutos do tempo de viagem (ida e volta).

Brasília – Mais um corredor exclusivo nas vias do Distrito Federal entrou em funcionamento nesta terça-feira (15). Desta vez, os beneficiados são os usuários do transporte coletivo da via W3 Norte. Diariamente, circulam por ela cerca de 200 coletivos no horário de pico.

A faixa da direita da W3 Norte, no percurso dos sete quilômetros da via que começa na quadra 501 e segue até a 716, deve ser utilizada apenas por ônibus, micro-ônibus, veículos escolares e táxis. A faixa funciona nos dois sentidos da via. O acesso às quadras do lado direito pode ser feito cruzando a faixa exclusiva onde ela não for contínua.

“É importante dizer que devemos implantar todas as faixas exclusivas conforme a determinação do governador Agnelo Queiroz” destacou o diretor-geral da autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella.

Quarta pista exclusiva

O corredor da W3 Norte é o quarto acesso do Distrito Federal a contar com o sistema, diminuindo o tempo de percurso do usuário. Já existem faixas exclusivas para ônibus nas rodovias Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), desde 27 de dezembro de 2011, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), em 31 de janeiro deste ano, e na via W3 Sul, em 15 de março.

 De acordo com o DFTrans, a expectativa é de que o cidadão reduza em aproximadamente 15 minutos o tempo de viagem (ida e volta) gasto em horários de pico.

Campanha educativa e multas

Durante as primeiras semanas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) realizará campanhas educativas de conscientização dos motoristas. Ainda não há data prevista para o início de aplicação de multas.

 Faixas exclusivas

A medida está sendo colocada em prática desde o início da gestão Agnelo Queiroz para incentivar o uso do transporte coletivo e melhorar o sistema de trânsito do Distrito Federal.

De acordo com Campanella, a próxima via que receberá o corredor exclusivo será a do Setor Policial Sul. As outras passam por estudos técnicos. “Estamos avaliando a Estrutural onde faremos algumas intervenções viárias porque o acostamento é muito estreito. Temos também do Estádio Elmo Serejo”, detalhou Campanella.

O diretor da autarquia avaliou também a instalação da faixa no Eixo Monumental. “Tivemos uma reunião com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que sinalizou com a possibilidade de implantarmos baias de recuo. O estudo já está sendo feito também pelo Detran”, explicou. 

deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
Desenvolvido por MadMídia