15 de Maio 05:34
ArtSind: Plenária no dia 26 definirá candidato a presidente da CUT-DF

Esta plenária deverá aprovar o nome de Rodrigo Britto para dirigir a Central, uma vez que os votos e apoios de dirigentes e militantes declarados até o momento favorecem com boa margem de diferença a indicação do atual presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília.

No dia 26, os delegados da Articulação Sindical, eleitos nos sindicatos e federações, se reunirão em local e horário a serem ainda definidos para escolher o candidato da corrente para a presidência da CUT-DF. Esta plenária deverá aprovar o nome de Rodrigo Britto para dirigir a Central, uma vez que os votos e apoios de dirigentes e militantes declarados até o momento favorecem com boa margem de diferença a indicação do atual presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília.

Com apoio da maioria, o projeto de Rodrigo Britto para a gestão é considerado o único capaz de revigorar a Central e dar unidade aos sindicatos e às lutas dos trabalhadores do DF e Entorno, tanto dos segmentos público e privado, como das áreas urbana e rural.

Construção da unidade

A plenária do dia 26 deverá também aprovar os nomes da Articulação que comporão a chapa única para dirigir a CUT-DF nos próximos três anos. A busca da unidade, com definição de uma chapa com os nomes dos melhores quadros do movimento sindical, foi uma reivindicação dos dirigentes e militantes apoiadores da candidatura Rodrigo Britto. Acatando proposta de integrantes da coordenação da ArtSind do DF, a grande maioria os sindicatos e federações filiados aprovou moção para a construção da chapa única, deixando em aberto apenas dois cargos (presidente e secretário-feral ou vice-presente) para serem ocupados pelos candidatos que disputam a presidência.

A proposta foi enfim aceita pelo candidato Eudes e seus apoiadores na reunião da coordenação da ArtSind DF realizada no último dia 3. Desta forma, foi convocada para o próximo dia 15 uma nova reunião ampliada da coordenação, com participação de representantes dos sindicatos e federações filiados, para a indicação dos nomes da Articulação para direção da CUT-DF. Essa definição possibilitará as conversações com as outras correntes sindicais do DF para compor toda a chapa para a direção da Central.

Desta forma, definindo-se o nome do presidente da Articulação na plenária do dia 26 e construído o consenso, incluindo os nomes de outras forças, a chapa única poderá ser referendada no 12º Congresso da CUT-DF (Cecut-DF), nos dias 31 de maio e 1º e 2 de junho, por todos os quase 500 delegados eleitos.

Calendário da sucessão

Dia 15 – Reunião ampliada da Coordenação da ArtSind, às 15h, na CUT-DF.

Dia 26 – Plenária de delegados eleitos, ligados à Articulação Sindical, para escolha do candidato a presidente e fechamento da chapa única.

Dias 31/05 e 1º e 2/06 – 12º Cecut DF, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, eleição e posse da direção da CUT-DF para o próximo triênio e aprovação das estratégias e bandeiras de lutas para a próxima gestão. 

deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
Desenvolvido por MadMídia