14 de Maio 20:04
Atendimento especializado à mulher

Núcleo inaugurado em Sobradinho é um dos poucos no Brasil que oferece tratamento ao autor de violência doméstica.

A população de Sobradinho já pode contar com um Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (NAFAVD). A unidade, que foi inaugurada na última semana, funciona no edifício da Promotoria de Justiça da cidade e integra a rede de serviços especializados de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Com essa nova unidade, o Distrito Federal passa a contar com dez NAFAVD's.

Para a secretária da Mulher, Olgamir Amancia, a décima unidade do NAFAVD é uma conquista das mulheres do DF. "Somos uma das poucas unidades da Federação que oferece tratamento ao autor de violência doméstica. O tratamento faz com que o agressor mude a sua maneira de ver a mulher", explica a secretária.

Os NAFAVD's proporcionam atendimentos psicológicos, jurídicos e de serviço social às vítimas de violência doméstica, aos autores das violências e aos filhos por um período médio de seis meses. O acesso da população aos núcleos ocorre por meio de encaminhamentos dos Juizados Especiais Criminais, Varas de Violência Doméstica do TJDFT e da Casa Abrigo do Distrito Federal.


Segundo Olgamir Amancia, a meta da secretaria é instalar um NAFAVD em cada região administrativa do DF. Atualmente, os núcleos estão implantados em Brasília, Planaltina, Santa Maria, Gama, Ceilândia, Brazlândia, Samambaia, Paranoá e Núcleo Bandeirante.

Atendimentos

Os NAFAVD's realizaram, de janeiro a abril do ano passado, 2.731 atendimentos a homens, mulheres, adolescentes e crianças em acompanhamentos psicossociais com psicólogos e assistentes sociais, além de orientação jurídica. Em 2011 foram atendidos 367 homens, 458 mulheres, 22 adolescentes e 40 crianças a partir de encaminhamentos judiciais e da Casa Abrigo, enquadrados na Lei Maria da Penha. Ao todo foram realizados 3.989 atendimentos individuais e 2.790 atendimentos em grupo, além de 100 atendimentos a casais e 46 atendimentos a famílias. 

Fonte - Agência Brasília

deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
Desenvolvido por MadMídia