01 de Maio 10:11
1º de Maio: um dia dedicado aos trabalhadores

Sindicato dos Bancários de Brasília parabeniza os trabalhadores do ramo financeiro por lutas e conquistas. Postura de apoio e de compromentimento da entidade tem sido fundamental para o fortalecimento da luta de outros sindicatos no DF.

Nesta terça-feira, 1º de maio, os trabalhadores comemoram o seu dia em quase todo o mundo. O Dia Mundial do Trabalhador foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris, em homenagem à greve geral ocorrida em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos na época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas e piquetes agitaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi brutal: houve prisões, feridos e pelo menos oito mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Nos últimos anos, os trabalhadores brasileiros obtiveram várias conquistas. O emprego e a renda cresceram, mas cresceram também os lucros das empresas, o crédito e os investimentos públicos em infraestrutura. Com a crise financeira, muitas conquistas ficaram ameaçadas, sobretudo em função de empresários oportunistas que se aproveitam do momento para aumentar ainda mais seus lucros, fazendo ajustes, ameaçando o emprego e forçando acordos rebaixados. Por sua vez, o governo tomou inúmeras iniciativas para diminuir os efeitos negativos na economia, incluindo o sistema financeiro.

O Brasil mudou muito nesse período. Cresceu e distribuiu renda. Investiu em infraestrutura e em programas sociais de forma jamais vista na história. Os trabalhadores finalmente têm sido ouvidos por um governo que efetivamente respeita e reconhece a importância da classe trabalhadora. Por tudo isso, a capacidade de resistirmos à crise e mesmo a oportunidade de sairmos dela melhor do que entramos aponta para a necessidade de não só defendermos nossos direitos e ganhos históricos, mas também de avançarmos em outras conquistas e continuarmos ocupando mais espaços de participação e controle sobre o mundo do trabalho e na sociedade em geral.

Unidade

Ao mesmo tempo, o 1º de Maio também representa um momento para celebrarmos as vitórias e lutas que já travamos na construção de um país mais justo e solidário. Celebramos ainda a unidade dos trabalhadores expressa através de várias marchas organizadas pelas centrais sindicais e campanhas gerais e específicas onde as diferenças são colocadas de lado com vistas ao fortalecimento das lutas.

“Há 126 anos os trabalhadores comemoram a data em memória dos mártires de Chicago, como símbolo de suas lutas por melhores salários e condições de trabalho e pelo fim da exploração do capital sobre o trabalho”, lembra o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, que também é diretor da CUT-DF.

1º de maio da CUT-DF

Para comemorar essa data histórica, a Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT/DF) e seus sindicatos filiados, incluindo o dos Bancários, realizam um grande ato show nesta terça-feira no Sindicato dos Comerciários do DF.

Como no final de maio haverá o 12º Congresso Estadual da CUT local (CECUT-DF) - e todo empenho da Central está voltado para este evento -, as atividades do 1º de maio deste ano serão reduzidas e restritas aos filiados. O palco para a festividade será o Clube do Sindicato dos Comerciários, no Núcleo Rural Casa Grande, na Ponte Alta de Cima.

Assim, o trabalhador sindicalizado que for participar deverá procurar o seu sindicato para retirar o convite, válido para duas pessoas. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3404-0851.

Confira a programação:

10h às 11h - Show de MPB, voz e violão, com Marizan Fontinele;
11h às 12h - Repente com casa do Cantador - Grupo Fuzuê Candango;
12h às 14h - Show com a Banda Só para Xamegar;
15h às 17h - Show com a Banda Satisfaction.

Show com DJ's durante todo o dia

deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
Desenvolvido por MadMídia