05 de Março 08:56
Mutirão de cirurgias abre programação Março Mulher

Cerca de 90 mulheres que tiveram câncer de mama passarão por cirurgia de reconstrução nesta segunda-feira. Governador Agnelo Queiroz e primeira-dama Ilza Queiroz participam da abertura do mutirão, que será realizado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran)

Brasília – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e a primeira-dama, Ilza Queiroz, participam na manhã desta segunda-feira (5), a partir das 8h30, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), da abertura do terceiro mutirão para reconstruir a mama de mulheres que passaram por mastectomia (retirada do seio) em decorrência do câncer de mama.

Cerca de 90 mulheres identificadas previamente passarão pelo procedimento. Outro mutirão foi realizado pela atual gestão, em março do ano passado, com mais de 60 cirurgias. Em apenas 12 horas, foram realizadas mais operações do que no ano de 2010 inteiro.

O mutirão faz parte da programação Março Mulher, elaborada pelo Governo do Distrito Federal em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. Serão realizadas diversas ações gratuitas nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública e Cultura, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Mulher.

Também nesta segunda-feira, o governador Agnelo Queiroz participa de cerimônia no Palácio do Buriti para renovação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O evento, marcado para as 15h, terá a presença da ministra-chefe da Secretaria Especial da Mulher da Presidência da República, Eleonora Menecucci.

A primeira-dama Ilza Queiroz, que é médica ginecologista, participou diretamente da organização das atividades do Março Mulher, defendendo atenção especial à saúde das mulheres. “As políticas públicas voltadas à mulher têm reflexos positivos em toda a sociedade pelo importante papel desempenhado por elas no núcleo familiar. Uma mulher bem assistida representa uma família bem assistida”, destacou.

A secretária da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amância, ressaltou que as atividades desenvolvidas ao longo deste mês serão um espaço importante de construção de políticas voltadas às mulheres. “Daremos voz às demandas delas em todas as regiões do Distrito Federal”, enfatizou.

DF Alfabetizado

Na Educação, destaque para o lançamento do programa DF Alfabetizado. A meta do GDF é erradicar o analfabetismo até 2014. O programa terá início pelas mulheres moradoras das regiões de mais necessidade, como Estrutural, Sol Nascente e Varjão. Durante todo o mês, as mulheres do DF também contarão com o programa Rede Mulher, que oferecerá, entre outros serviços, palestras e oficinas sobre a Lei Maria da Penha e de prevenção à violência contra a mulher.[

As mulheres também ganharão uma opção mais fácil para denunciar casos de violência, por telefone ou pessoalmente, em postos policiais instalados em hospitais do DF. A medida será anunciada oficialmente ainda neste mês. Com ela, as mulheres poderão ligar para o 156, opção 6. Postos policiais instalados em hospitais do DF também estarão autorizados a fazer ocorrências em casos de violência contra a mulher.

A inserção no mercado de trabalho está sendo estimulada por meio de programas específicos de incentivo à entrada de mulheres na construção civil. No dia 29 de fevereiro foi lançado o programa Mulheres na Construção, que tem o objetivo de capacitar 440 mulheres do DF e Entorno. Com ele, as mulheres do DF terão uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Elas tiveram aulas de cidadania, direitos da mulher, do trabalho, economia solidária e empreendedorismo, além de matemática, português aplicado e conhecimentos técnicos de azulejista e pintora de obras.

Também serão realizadas ações de incentivo no Qualificopa, programa de qualificação profissional voltado para a Copa do Mundo de 2014, e outros cursos profissionalizantes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Eventos culturais

Na área cultural, a programação especial contará com shows, mostra cinematográfica, exposições, poesia e debates. Destaque para o show da cantora Maria Bethânia, uma parceria da Secretaria de Cultura do DF com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo federal. O show será realizado no dia 8, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, às 21h. Os ingressos deverão ser retirados gratuitamente na Secretaria de Cultura.

Comitê intersetorial

A atual gestão instituiu um comitê intersetorial de mulheres, que é coordenado pela primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, e conta com as secretárias de Estado da Mulher, Olgamir Amancia; de Comunicação Social, Samanta Sallum; e da Igualdade Racial, Josefina dos Santos, além de administradoras regionais e esposas dos administradores. A última reunião do grupo foi no dia 24 de fevereiro, na Residência Oficial de Águas Claras, para definir a participação e os ajustes na programação especial do GDF para mês de março.

Fonte - Agência Brasília

deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
Desenvolvido por MadMídia