09 de Julho 12:29
Baggio Café inova para estreitar vínculo com o consumidor

Mudança inclui nova identidade visual nas embalagens

  • Com as novas embalagens, a Baggio pretende reforçar sua imagem na memória do consumidor, dando a ele o conceito de “feito à mão”
  • Ao comemorar dez anos de existência, a Baggio Café, empresa centenária no cultivo de grãos e três vezes premiada pela ABIC como melhor café gourmet do Brasil, decidiu vestir uma roupa nova. Como toda data especial pede, a empresa se dedicou a analisar o seu passado, entender o presente e, principalmente, planejar o futuro. Ao olhar para dentro de si mesma, pôde enxergar com mais clareza suas conquistas, superações e os desafios que ainda estão por vir. O resultado é uma nova identidade visual para seus produtos, que remetem com clareza todo o conceito artesanal da marca.

    A mudança demandou um estudo de posicionamento estratégico que levou em consideração toda a percepção da empresa. Foram analisados aspectos emocionais, que apontaram a força da tradição, e racionais, que destacaram a qualidade de origem dos grãos. A marca foi descrita como uma personalidade nobre, moderna, confiável, vencedora e, principalmente, apaixonante. “Para nós, foi muito importante parar para fazer essa análise. Temos várias impressões no dia a dia, mas fazer isso com técnica é muito importante”, afirma Liana Baggio Ometto, diretora comercial da empresa.

    O trabalho elencou os quatro fatores mais importantes da marca: a tradição, a emoção, qualidade e a inovação. “Ser reconhecida como tradicional e inovadora ao mesmo tempo é um artigo raro para a grande maioria das empresas. Aliar seu legado histórico às demandas da modernidade exige muita flexibilidade. Felizmente, isso a Baggio Café tem de sobra”, afirma Pedro Marcílio, vice-presidente de planejamento da Mídia13, agência responsável pelo branding.

    Com as novas embalagens, a Baggio pretende reforçar sua imagem na memória do consumidor, dando a ele o conceito de “feito à mão”, característico de todo o processo produtivo da empresa, que vai do cultivo da semente à retirada do espresso na xícara. “Temos um jeito bem artesanal de trabalhar. Nossa intenção nunca foi ser uma empresa grande, mas sim especial. Nossos produtos são feitos por pessoas apaixonadas, que reconhecem o sabor de um café especial e gostam de se sentir diferenciadas”, explica. Outro ponto importante é a ligação entre as embalagens, que hoje parecem estar de mãos dadas.

    Além da mudança visual, a Baggio deve apresentar ao mercado outras novidades, mantendo sempre seu foco em diferenciação. “Somos uma empresa de nicho, com um público muito exigente e diferenciado. Oferecer novidades é quase que uma obrigação nossa. Já estamos desenvolvendo novos produtos antenados à tendência de saudabilidade e à exclusividade, que é tão valorizada por nossos clientes. Nossa intenção é aumentar ainda mais o vínculo que temos com eles”, antecipa a diretora.

    Traduzir tudo isso para a identidade visual das embalagens foi simples. “A Baggio é uma empresa com personalidade forte, bem definida. Nosso objetivo criativo foi colocar no design toda essa inspiração. Temos claro que a intenção da empresa é ser lembrada com carinho, pelo coração, e não só pela mente das pessoas. É o famoso share of heart. Criamos as embalagens pensando exatamente nisso”, finaliza Marcílio.

    Informações: www.baggiocafe.com.br

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