24 de Março 10:18
A arte perdeu Cruyff. Outro gênio holandês...

Ele superou o rancor de todas as torcidas, aos mostrar que o futebol era uma atividade onde inteligência podia fazer a diferença

Por Alfrredo Bessow

Há uma tristeza no ar. Os clubes, a FIfa ou sei lá quem deveriam imortalizar algumas numerações de camisas, para que nunca mais fossem vistas em campo. Para que não tivéssemos que nos deparar com o vilipêndio que certas figuras impõem a números sagrados.

Quatro destas camisas, ao menos para mim, seriam:

5 - Beckenbauer que foi a síntese mais do que perfeita de volante, líbero e líder em campo. Depois de vê-lo jogar, ainda que só pela TV, enxergar alguns brucutus envergando uma camisa 5 é de causar espanto e indignação.

7 - Mané que foi exatamente o oposto do Kaiser alemão. Mané foi a negação do ser humano por sua compleição física, por suas limitações e por uma aparente desconexão com o mundo real. Se o Kaiser via e pensava o jogo com antyecedência, Mané via o jogo na sequência de seus dribles.

10 - Pelé e sei que alguns haverão de dizer que houve outros "bons" com a 10. Mas ser ou ter sido "bom" com a 10 não permite, não pode lhes dar a liberdade de usar aquele número. Aquele número 10 só tems entido quando servir como escudo e como aura para alguém como foi Pelé.

14 - Cruyff o holandês genial que perdeu a luta para o câncer nesta quarta-feira, 24 de março. Foi genial em todos os sentidos, por ter ajudado a reinventar o futebol em 1974 com a fantástica "Laranja mecânica". Deu ao futebol o verdadeiro sentido de sincronia e de alegria - porque aquele time hgolandês era um deleite para os olhos, para o coração. Lembro que assisti a final de 74, pela TV, ao lado do meu pai. Torcemos os dois pela Alemanha, mas a cada intervenção de Cruyff ficava no ar aquela sensação, aquela apreensão de que algo genial poderia surgir "do nada".

deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
Desenvolvido por MadMídia