08 de Outubro 08:29
Brasil ocupa 21º lugar no ranking de países com reputação mais bem avaliada

O Brasil é o país da América Latina, dentre os avaliados, na melhor colocação

A pesquisa Country RepTrak® de 2014, conduzida anualmente pelo Reputation Institute, consultoria líder mundial em gestão da reputação, mostra que o Brasil é o 21º país no ranking das nações com a melhor reputação do mundo. Segundo o levantamento atual, o Brasil é o país da América Latina, dentre os avaliados, na melhor colocação. Argentina, Peru e Chile ocupam, respectivamente, os 26º, 27º e 30º lugares. O Brasil vem também à frente dos Estados Unidos, que está na 22º posição.

A Suíça vem no topo da lista, com 76 pontos, o que significa reputação forte, seguida do Canadá (75,6) e da Suécia (75,1). O ranking tem ao todo 55 nações, selecionadas para a pesquisa a partir do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) e número de população. O maior salto em relação ao ano passado foi da Finlândia, que saiu da 10° posição para o quarto lugar. O Brasil aparece no ranking com 57,5 pontos, o que é interpretado na régua do estudo como reputação fraca.

A pesquisa desse ano ouviu 27 mil pessoas dos países do G8 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos), entre janeiro e março de 2014, e 30 mil pessoas de países fora do grupo, considerados mercados emergentes como China, Índia e o Brasil. A consultoria avaliou a percepção dos respondentes em relação aos países sob 17 diferentes aspectos, como beleza natural de cada local, opções de entretenimento, potencial econômico e para investimento, qualidade dos produtos e serviços prestados e, a novidade em relação à pesquisa do ano passado, índice de transparência e corrupção.

Com o intuito de identificar quais são as características que contribuem para que países, cidades e empresas consigam estabelecer laços de confiança com seus diferentes públicos, o Reputation Institute desenvolveu a metodologia RepTrak® de mensuração da reputação. O modelo consiste em identificar o vínculo emocional, ou seja, o grau de estima, admiração, empatia e confiança estabelecido. Uma outra leitura compreendida é composta pela análise das percepções objetivas, que, no caso do Country RepTrak®, contém três dimensões: Economia Avançada, Ambiente Atrativo e Governo Efetivo, cada uma dessas formada por uma série de atributos.

A pesquisa também apontou o peso de cada uma das dimensões na construção da reputação de países. A dimensão Governo Efetivo apresentou, em 2014, peso de 36.8%, enquanto os de Ambiente Atrativo e de Economia Avançada representaram 35.3% e 27.9%, respectivamente. Em certa medida o equilíbrio entre os pesos das dimensões Governo Efetivo e Ambiente Atrativo revela que é preciso atuar prioritariamente sobre elas para alcançar melhorias no nível de reputação do país. Isso significa atentar-se para a segurança do país, a construção de um ambiente favorável para a realização de negócios, ser um local agradável, dentre outros aspectos fundamentais.

Sobre o Reputation Institute

O Reputation Institute é a consultoria líder mundial em gestão da reputação. A empresa mensura e analisa a reputação corporativa e assessora organizações no desenvolvimento de estratégicas e práticas para a gestão do tema. Fundado em 1997 por Dr. Charles Fombrun e Dr. Cees Van Riel, o Reputation Institute desenvolveu o modelo de análise de reputação RepTrak® e publica o anualmente o estudo RepTrak® 100 - maior pesquisa de reputação corporativa do mundo. As empresas e os executivos podem verificar as últimas melhores práticas de gestão de reputação por meio de pesquisas publicadas pelo Intelligence Group, Programas de formação e capacitação em Reputação e Conferências promovidas anualmente pela empresa. Hoje, o Reputation Institute opera em mais de 30 países, oferecendo consultoria para organizações de renome de todo o mundo.

Para mais informações sobre o Reputation Institute e sobre a pesquisa, visite www.reputationinstitute.com e o blog em português www.reputationinstitutebr.com.

deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
Desenvolvido por MadMídia