18 de Setembro 11:26
“Redes sociais são muito mais do que relacionamento”

Erros, acertos e tendências da atuação em mídias sociais serão discutidos na 7ª edição do Share – Social Media na Prática, que acontece dia 27 de setembro em Curitiba

Quando as empresas começaram a atuar em mídias sociais, por volta de 2008, acharam que seriam mais um canal de vendas. Muitas não souberam como agir com a quantidade de interações do público e se retraíram, voltando apenas quando entenderam que as redes sociais eram um canal de relacionamento.

“No começo, o principal erro foi exatamente o fato de as marcas não estarem prontas para se relacionar com o público. Entretanto, chegou-se a outro extremo: buscar esse contato acima de tudo. Hoje, temos um terceiro momento: entendemos que as redes sociais são muito mais do que relacionamento: são canais de venda, de pesquisa por opiniões, experiências. É o cenário ideal para coletar ideias, prever crises, conhecer seu cliente”, comenta Rafael Martins, idealizador e organizador do Share – Social Media na Prática, evento voltado para profissionais e estudantes que trabalham ou desejam trabalhar com comunicação em mídias sociais.

Ter este entendimento é fundamental para a criação de uma estratégia adequada para as empresas atuarem nas redes sociais. “Muitas empresas começam um trabalho nas redes sociais sem ter tudo bem alinhado, o que é um erro muito grande. Não seguir uma linha de atuação clara, dificulta o estabelecimento da identidade da marca nas redes e o vínculo com o público”, observa Martins.

Para o especialista, já existe uma grande profissionalização da área, ao contrário do que acontecia há alguns anos. “A profissionalização acontece, em grande parte, pela necessidade de mostrar resultados. Muitas empresas entraram nas redes sociais porque ‘todo mundo estava lá’. Agora, começaram a entender que devem atuar na rede e ser relevantes para as pessoas para obter resultados.”

E essa atuação não é fácil. Segundo ele, demanda muito conhecimento de comunicação, varejo por vezes, conhecimento técnico de diversas plataformas. “Um profissional de mídias sociais precisa estar constantemente atualizado para acompanhar as tendências da área. Participar de eventos, seguir grandes nomes da área, ler pelo menos uma vez por dia grande portais de notícias sobre o tema, ficar ligado em tudo que acontece. Mas não apenas no digital! É fundamental entender sobre negócios para aliar o business ao social media.”

Com as novas tendências do mercado, profissionais de Business Intelligence e os especialistas em conteúdo devem ser os mais requisitados para o time que trabalha com social media. “Vejo também um crescimento forte de profissionais que teoricamente não têm ligação direta com o digital, como matemáticos e estatísticos, pelo volume dados que temos e a necessidade de extrair insights”, observa.

Sobre o Share

A sétima edição do Share – Social Media na Prática acontece pela segunda vez em Curitiba, no dia 27 de setembro, das 8h30 às 18h15, na PUC-PR (Rua Imaculada Conceição, 1155). As inscrições custam R$ 130 e podem ser feitas pelo site www.papodemarketeiros.com.br/share/share2014curitiba.

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