28 de Julho 18:55
RoboCup 2014 supera expectativa dos organizadores

A RoboCup 2014 é um campeonato oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do país

  • Ft.: Walter Rafael
  • Ft.: Walter Rafael
  • O campeonato internacional de futebol de robôs superou todas as expectativas, de acordo com a coordenação do evento. Já no segundo dia da programação, a quantidade de visitantes ultrapassou as 60 mil pessoas que estavam previstas. A RoboCup 2014 começou em 19 de julho e terminou na sexta-feira (25), com a realização de um simpósio. Equipes competidoras de 45 países participaram das disputas no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. Na Paraíba, o evento tem o apoio do Governo do Estado.

    “Superou muito a expectativa para todas as partes envolvidas”, disse o coordenador geral da RoboCup 2014, Alexandre Simões. “Os participantes ficaram encantados com o Brasil e João Pessoa e também com a qualidade técnica do evento, que foi muito boa. As arenas foram de qualidade, a parte elétrica e de rede (de computadores) também, além de todo suporte do torneio. Eles elogiaram bastante o Centro de Convenções e toda a infraestrutura da cidade. E nós da organização ficamos muito felizes com isso”, acrescentou.

    Na opinião de Alexandre Simões, a infraestrutura do Centro de Convenções tem padrão internacional. “Rodamos muito no País procurando um espaço e fomos muito felizes na escolha. O Centro de Convenções é bonito e grande. Era o que o País merecia. Ele tem padrão europeu. É o que o turista espera. O Estado está de parabéns porque foi divulgado para o mundo inteiro”, lembrou.

    Outro ponto destacado pela coordenação da RoboCup 2014 foi a quantidade de visitantes, prevista anteriormente para cerca de 60 mil pessoas. “A visitação foi bem acima do que prevemos. A expectativa dos 60 mil foi superada já nos dois primeiros dias. Por isso, muita gente não conseguiu entrar. Pedimos inclusive desculpas à população paraibana por isso, porque queríamos mesmo era atender a todos. Porém, em eventos como este há sempre limites físicos”, afirmou.

    Simpósio com maior autoridade em robótica do mundo

    O último dia de programação foi voltado exclusivamente aos participantes e fechado a visitantes. Um dos destaques da manhã da sexta-feira (25) foi um simpósio, que incluiu uma palestra do cientista australiano Rodney Brooks, professor emérito do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e fundador da iRobot.

    Rodney Brooks é considerado uma das maiores autoridades de robótica no mundo nos últimos 30 anos. Diante do aumento da expectativa de vida e de uma população mundial cada vez mais idosa, o cientista se dedicou à tarefa de tornar os robôs mais aptos a conviver com os humanos em postos de trabalho.

    Com todo esse empenho, o cientista australiano conseguiu um feito inédito, como lembrou Alexandre Simões. “Brooks fez um robô revolucionário, chamado Baxter, que tem formato semelhante ao humano. Esse robô não precisa mais ser programado. As tarefas podem ser ensinadas a ele por qualquer pessoa. Foi um orgulho para nós termos um nome como o de Brooks aqui na RoboCup”, enfatizou.

    Doutores brasileiros capacitam gastronomia paraibana

    A RoboCup 2014 terminou na sexta-feira, e deixou importantes legados para João Pessoa. Entre eles está a qualificação da gastronomia paraibana para o turismo internacional.

    De acordo com a coordenação do evento, uma equipe de doutores em Nutrição e Engenharia de Alimentos ofereceu capacitação profissional às empresas de alimentos da cidade. A iniciativa foi resultado de uma parceria entre a organização da RoboCup e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Paraíba.

    A edição 2014

    A RoboCup 2014 é um campeonato oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do país. O projeto também é organizado mundialmente pela RoboCup Federation, que para as competições de robótica é uma instituição equivalente à Fifa para o futebol. O evento acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, o torneio é realizado, preferencialmente, na nação sede do mundial.

    O torneio envolve disputa em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops também estão na programação da RoboCup 2014.  

    deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
    Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
    Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
    Desenvolvido por MadMídia