03 de Julho 23:35
Carnavália-Sambacon, 1º evento de Carnaval do Brasil, estimula turismo e economia do RJ

Feira irá discutir temas como geração de emprego e renda, além de reunir indústrias de insumos para fantasias, alegorias, serviços das áreas de turismo, transporte, hotelaria e outros

Só durante o Carnaval, o Rio de Janeiro recebe mais de 900 mil turistas que movimentam a economia da cidade em mais de US$ 734 milhões. Os blocos arrastam cinco milhões de pessoas pelas ruas durante a data comemorativa, e o Sambódromo, recentemente ampliado, agora é capaz de receber 72,5 mil pessoas por noite de desfiles.

Pensando nisso, a Cidade Maravilhosa recebe, a partir do dia 31 desse mês, a feira Carnavália e o 1º Encontro Nacional do Samba (Sambacon), que reunirão carnavalescos, artesãos, produtores, jornalistas, profissionais dos bastidores e representantes de órgãos públicos envolvidos na organização e viabilização do calendário momesmo.

A Carnavália-Sambacon, acontece até o dia 2 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, e terá seis mesas redondas para debater temas como ´Impactos do Carnaval na economia e no turismo: a cadeia produtiva do Carnaval', 'Políticas públicas: incentivos para o Carnaval', 'Patrocínio, potencial de divulgação, comercialização e marketing', 'Modelos de gestão dos carnavais do Brasil', 'Carnaval - projetos de cidadania' e 'Mão de obra: formalização x informalidade'.

"É fundamental que se enxergue e valorize a verdadeira indústria que produz nossa maior festa, dando condições para que os envolvidos no processo criativo ousem e inovem cada vez mais, profissionalizando e qualificando todos os entes envolvidos nessa grande rede que é o carnaval. A realização do Carnavália-Sambacon chega em boa hora para reunir as pontas dessa enorme cadeia produtiva e valorizar o carnaval enquanto negócio, discutindo modelos de gestão, incentivos, ações de marketing e políticas públicas", afirma o Secretário Especial de Turismo do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Entre os projetos apresentados durante o evento, haverá ainda um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, em 2013, que aponta que o Brasil recebeu 6,2 milhões de turistas e movimentou R$ 5,7 bilhões em todo o país, gerando cerca de US$ 1,3 bilhão em exportações. Segundo levantamento do ministério, o Carnaval representa 5% do faturamento da cadeia produtiva do setor, que responde por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 2,9 milhões de empregos diretos.

Realizada pela Ami7 e Timbre Comunicações, a Carnavália-Sambacon contará com expositores como Casa Pinto, Proecologic Reciclagem e Logística S/A , Magma, Plumas e Penas, FullColors, Carvalhão, Palácio dos Cristais, Babado da Folia, entre outros importantes players da cadeia produtiva do Carnaval em São Paulo e no Rio de Janeiro. O evento tem apoio da RioTur, do Sebrae-RJ, e das principais entidades associativas que organizam o carnaval de rua e das escolas de samba, como Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), Lierj (Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), e a Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade do Rio de Janeiro). 

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