09 de Junho 18:38
Milenia Agrociências otimiza operação comercial com análise de dados

A ferramenta de Business Discovery QlikView possibilitou a substituição de planilhas e relatórios diversos por uma visão única e integrada das informações, em um dashboard com gráficos e outros elementos visuais, gerando maior agilidade e dinamicidade no acesso a informações importantes do negócio

Com mais de 40 anos de história no agronegócio, cerca de 90 produtos e mais de dois mil clientes (entre agricultores e distribuidores), a Milenia Agrociências, indústria do segmento agroquímico, deparou-se com o desafio pelo qual muitas empresas passam como reflexo do seu próprio crescimento: como gerenciar e acessar as informações do negócio de uma maneira dinâmica e eficaz? No caso da companhia, optou-se por uma ferramenta de Business Intelligence convencional, que viabilizava inúmeros relatórios gerenciais, mas que ainda funcionava em paralelo com diversas planilhas, fazendo com que os dados corporativos ficassem espalhados.

“Nossa solução de BI era demorada, complexa e de difícil administração, por isso nunca conseguimos abandonar as tradicionais planilhas, mas isso estava dentro da ideia que nós tínhamos de ferramenta analítica na época”, explica Flavio Losada, gerente de Processos e Sistemas da Milenia. O executivo conta que só mudou o seu conceito quando a equipe da Nórdica Software, responsável pela comercialização no Brasil da ferramenta de Business Discovery QlikView, propôs um ambiente de teste baseado nos mesmos parâmetros de análise que a empresa já utilizava para os relatórios gerenciais da área comercial.

“Foi um projeto muito rápido e que teve uma ótima aceitação da área comercial. O que mais nos impressionou foi a velocidade e a simplicidade com que eles implementaram a ferramenta, que nos permitiu facilmente extrair as informações que nós necessitávamos, mas muito mais rápido e com uma melhor visualização e entendimento, com gráficos, integração com Google Maps e outras coisas que antes nem pensávamos em fazer”, avalia Losada.

Através do QlikView, hoje as informações de vendas da Milenia estão sempre disponíveis em tempo real para cerca de 50 pessoas da equipe comercial da companhia. As planilhas que deveriam ser analisadas juntamente com os relatórios também deram lugar a um dashboard único, que centraliza todos os dados do negócio. “Uma ótima característica da ferramenta é que ela busca dados em diferentes fontes, possibilitando o cruzamento de dados do ERP com fontes externas como o Excel ou legados”, explica o executivo.

Para Losada, o QlikView se configura como uma ferramenta muito simples e de fácil utilização, tanto que a empresa hoje disponibiliza para sua equipe o acesso às informações gerenciais via dispositivos móveis. “Temos todos os históricos, podendo cruzar informações de um ano com o ano anterior, avaliar a evolução por cliente, controle de estoques e do programa de distribuição. Tudo isso com uma visualização bastante amigável e interativa, que se aplicou perfeitamente a dispositivos móveis, proporcionando ainda mais praticidade”, considera.

Atualmente a Milenia Agrociências possui duas unidades industriais, sendo uma em Taquari/RS e outra em Londrina/PR, além de 12 Regionais de Vendas distribuídas no Brasil. A empresa faz parte do grupo israelense Makhteshim Agan, presente em mais de 100 países, sendo hoje a maior unidade industrial do grupo localizada fora de Israel.

Sobre a Nórdica Software

Desde 2003, a Nórdica Software, Master Reseller da QlikTech no Brasil, comercializa a ferramenta QlikView e oferece treinamento, suporte técnico e consultoria com as melhores práticas de implementação. Possui equipes de consultores experientes e parceiros qualificados para atender mais de 350 clientes de diferentes segmentos em todo o país.

deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
Desenvolvido por MadMídia