14 de Maio 22:18
Chef Fábio Pontes participa do Cine Gourmet/2014, em Gramado

Profissional do diVino Restaurante (Nova Lima/MG) criou pratos inspirados no filme Os Embalos de Sábado à Noite

  • Ft.: Paulo Cunha/Outra Visão Chef Fábio Pontes, do diVino Restaurante, participa do Cine Gourmet/2014, em Gramado (RS)
  • O chef do diVino Restaurante, Fábio Pontes, participa no próximo dia 17/05, na charmosa cidade de Gramado (RS), da oitava edição do Cine Gourmet, evento que convida chefs renomados para criar uma refeição completa, da entrada à sobremesa, inspirada num filme escolhido especialmente para a ocasião. O chef Fábio foi convidado para criar um cardápio inspirado no filme Os Embalos de Sábado à Noite, que será servido no restaurante La Cacelaria, do Hotel Casa da Montanha, em duas etapas: na sexta-feira (16/05) o chef irá preparar um coquetel para convidados e, no sábado (17/05), será exibido o filme, seguido de um debate com um crítico de cinema, o chef e o público, e, depois, o jantar.

    Para a criação dos pratos do jantar, Fábio Pontes se inspirou na etnia, personalidade e ambiente dos personagens. “John Travolta, personagem principal, é um ítalo americano com temperamento explosivo, ao mesmo tempo sensual e vibrante. Com suas camisas floridas, ia dançar nas discotecas”, descreve. Com isso em mente, o primeiro prato sugerido por Fábio é o camarão marinado no azeite, com redução de laranja e pimenta calabresa, acompanhado de salada de flores e brotos. O segundo prato, peixe sobre caponatina e molho de azeite e ervas, também apresenta uma variedade de cores, com sabores expressivos e as diversas texturas da caponata com berinjela, abobrinha, pimentão, salsão, amêndoas, passas, alcaparras e um perfumado molho à base de azeite e ervas.

    O chef explica que o terceiro prato remete ao ambiente da discoteca com cores e perfumes e até mesmo as texturas. “Utilizei diversos legumes, como beterraba, rabanete, cenoura, mandioquinha e ervilha, com a ideia de reproduzir as luzes e nuances da disco. Para completar, uma costeleta de cordeiro grelhada com molho a base do cordeiro e especiarias”, detalha Fábio. Para fechar a refeição, o chef faz referência ao estilo de dança das discotecas com influência forte da salsa porto riquenha. “Trata-se de um elaborado pudim de pão e especiarias com banana caramelizada no rum ouro, uma sobremesa tipicamente latina”, explica.

    Abaixo, os cardápios completos:

    Cine Gourmet 2014
    Os Embalos de Sábado à Noite (17/05)
    Chef Fábio Pontes, do diVino Restaurante

    Cardápio Coquetel
    Crostine de queijo de cabra com geleia de tomate
    Crostine de gorgonzola e geleia de pera e cebola caramelizada
    Bombinha de tartar de salmão e guacamole
    Crostine de salaminho e creme de catupiry e ervas
    Polentinha com ragu de cogumelos
    Involtine de parma com figo e reduçao de porto
    Cardápio Jantar
    Camarão à Tony Manero (camarão ao molho marinara picante com salada de flores e brotos)
    Badejo ao Molho de Ervas e Caponatina de Legumes
    Carré de Cordeiro com Variação de Legumes e Texturas
    Pudim de Pão com Banana Caramelizada ao Rum
    Harmonização: sommelière Kathia Martins, da Winw

    Local: Restaurante La Cacelaria, do Hotel Casa da Montanha – Gramado/RS

    Sobre o Cine Gourmet - 2014 é ano de Festa!
    O tema do Cine Gourmet em 2014 é Festa!. O projeto está em seu oitavo ano. Desde a primeira edição, chefs renomados tem compartilhado a missão de criar uma refeição completa, da entrada à sobremesa, inspirada num filme escolhido especialmente para a ocasião. Obras referenciais proporcionam um tempero único a cada novo encontro. Desde 2008 a tarefa de cozinhar um sucesso do cinema é responsabilidade da Associação da Boa Lembrança, que indica os chefs participantes dentre os seus associados. Um charme a mais são os filmes selecionados, que sempre fazem parte de um tema pré-determinado. Se no começo o motivo era a gastronomia, no ano seguinte a aposta foram os clássicos inesquecíveis. Depois vieram os grandes musicais da Broadway, um passeio pelos mais encantadores cenários turísticos do mundo, as personalidades que marcaram suas épocas, o retorno aos títulos saborosos e os vencedores do Oscar. Este ano será marcado pelas grandes comemorações cinematográficas, filmes que brilharam nas telonas com muita alegria e emoção.

    SERVIÇOS:
    Cine Gourmet Festa – “Embalos de Sábado à Noite”
    Dias 16, 17 e 18 de maio
    Hotel Casa da Montanha - Av. Borges de Medeiros, 3166 – Gramado / RS
    – (54) 3295.7575 - www.casadamontanha.com.br 

    deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
    Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
    Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
    Desenvolvido por MadMídia