20 de Março 08:30
Museu da TAM amplia acervo

Dois planadores restaurados pela instituição estão em exposição desde fevereiro e outras duas aeronaves estrearam neste mês no acervo

  • Aeronave T-6 similar ao que era usado pela Esquadrilha da Fumaça
  • O Museu TAM Asas de um Sonho, localizado em São Carlos (SP), acaba de lançar novidades para o público neste começo de ano. Os raros planadores Flamingo e Neiva estão expostos desde fevereiro e outras duas aeronaves de grande valor histórico, o T-6 e o Flea Ship, foram à exposição neste mês. Com as novas incorporações ao acervo, o Museu TAM elevará para 93 o número de modelos expostos aos visitantes.

    O T-6 veio diretamente de Miami para ser restaurado pela equipe especializada do museu. O monomotor destinado à instrução de pilotos serviu à Força Aérea da Marinha do Japão. O modelo também ficou famoso entre os brasileiros por ter sido utilizado durante décadas como avião oficial da famosa Esquadrilha da Fumaça.

    Já o raro Flea Ship é a única novidade que já integrou o acervo de São Carlos. Após uma temporada no Museu Catavento, na capital paulista, o exemplar está de volta ao Museu TAM. O modelo é considerado o primeiro avião do mundo a ser projetado por uma mulher, a norte-americana Lillian Holden.

    Completam a lista de novidades outros dois planadores de alto desempenho, recém-chegados de Bauru, interior de São Paulo. Criado em 1944, o Flamingo é considerado uma obra de arte da aviação mundial. Com ele, foram vencidos vários campeonatos brasileiros de voo a vela. Já o raro Neiva BN-1 teve apenas três exemplares produzidos. O seu projeto, de 1945, foi executado por José Carlos de Barros. Entre 1950 e 1955 foram produzidos 20 exemplares, encomendados pelo Ministério da Aeronáutica para distribuição aos aeroclubes nacionais.

    Para a restauração, as aeronaves foram totalmente desmontadas, a fim de permitir a substituição de algumas peças. Na fase final, elas receberam a pintura original.

    Criado em 1993, o Museu TAM tem o intuito de preservar a história da aviação para as futuras gerações, por meio da conservação, restauração, aquisição e permuta de objetos de valor histórico. A instituição funciona de quarta-feira a domingo, com entrada gratuita às quartas 

    deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
    Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
    Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
    Desenvolvido por MadMídia