16 de Fevereiro 06:56
Inaugurado o Fórum do Guará (DF)

O Fórum do Guará será dirigido pela juíza do TJDFT Oriana Piske de Azevedo Barbosa

Da ACS - TJDFT

O Presidente do TJDFT, Desembargador Dácio Vieira, inaugurou, na sexta-feira, dia 14, o Fórum do Guará que recebe o nome da Desembargadora Maria Thereza de Andrade Braga Haynes. O novo fórum está localizado na QE 25, Área Especial Cave, próximo ao metrô, no Guará I.

Em seu discurso, o Presidente lembrou que o Fórum do Guará “é um projeto bem elaborado cuja execução teve início em administração anterior do então Presidente, o Desembargador Otávio Augusto, ao lançar sua pedra fundamental em 2 de março de2012”. Ressaltou que a inauguração do Fórum reveste-se de singular relevância, pois representa a plena entrega de um espaço público imprescindível à efetiva prestação jurisdicional. Enfatizou que o Fórum “traduz o compromisso desta Instituição de atender às demandas e aos anseios da população do Guará, que, com seus 175 mil moradores, representa uma considerável parcela da população do Distrito Federal”.Inauguracao FGuará2

O Fórum do Guará será dirigido pela juíza do TJDFT Oriana Piske de Azevedo Barbosa conforme a Portaria GC nº 16, de 4 de fevereiro de 2014. Em seu discurso, a magistrada salientou que a presença do fórum na cidade acrescenta qualidade à prestação jurisdicional.

A solenidade de inauguração contou a presença de autoridades do judiciário, executivo e legislativo, com autoridades da OAB, Ministério Público, Defensoria Pública e militares e também da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do DF e do Grupo de Capoeira Mestre Igor.

A construção do prédio teve início em 2012, em terreno doado pela Terracap. A Coordenação de Obras do TJDFT foi a responsável pelos projetos de arquitetura e engenharia e pela gestão da obra. A empresa responsável pela execução foi a Porto Belo Construções e Comércio LTDA. Com toda a documentação em dia, alvará e habite-se, o novo Fórum contará, inicialmente, com dois Juizados de Competência Geral e com a Coordenadoria de Conciliação de Precatórios, que passará a funcionar no local.

A homenagem à Desembargadora Maria Thereza foi decidida em sessão plenária realizada no final de 2013 e formalizada através da Portaria GPR 1690, de 5 de dezembro de 2013. A magistrada, falecida em 2011, foi servidora da Casa, Juíza de Direito e a primeira e única mulher a exercer o cargo de Presidente e Corregedora do TJDFT. Também foi Vice-Presidente, Corregedora e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, ocasião em que comandou a primeira eleição do Distrito Federal para o Senado e a Câmara Federal.

A Desembargadora Maria Thereza também dá nome ao Espaço Literário do TJDFT, reinaugurado em 2013, também coordenou a Comissão de implantação do Conselho Gestor do Programa Memória do Tribunal e as atividades relacionadas às comemorações, em 2010, dos 50 anos da Justiça do Distrito Federal.

deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
Desenvolvido por MadMídia