08 de Janeiro 11:50
Delivery online: muitos cardápios a seu alcance na internet

O desafio dos empreendedores é colocar o "endereço", já no primeiro ano, entre os três deliveries online que mais vendem no Brasil

  • João Filipe Oliveira e Ronis Gracie: aposta ousada
  • Restauranteweb, iFood, Central do Delivery, Disk Cook, eles estão se multiplicando e não à toa. Segundo a e-bit, empresa especializada em informações de e-commerce, este tipo de venda cresceu, no Brasil, 24% só no 1º semestre de 2013. Além disso, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) acredita que, em 2014, o delivery online passe a representar 10% das vendas.

    Acontece que o processo é muito simples e, assim, além de livros, eletrodomésticos, eletrônicos, roupas e acessórios, as pessoas estão passando a comprar o almoço de cada dia através da internet. Basta acessar o site, assinalar a cidade e o bairro onde está no momento, escolher o cardápio do restaurante pelo qual se interessa e fazer a solicitação, informando o endereço para entrega. Claro, o pagamento também é feito online. Quer mais comodidade do que isso?

    E foi por isso que João Filipe Oliveira, 33 anos, e seu sócio, Ronis Gracie, 27, resolveram abrir mão das muitas horas de jiu jitsu para investir no e-commerce, ou melhor, numa nova plataforma de delivery de comida online. Com previsão de lançamento até o fim de janeiro, as metas já foram estabelecidas e são ambiciosas, conta Ronis: "Nosso intuito é colocar o Melhor Menu, ainda em seu 1º ano, entre os três deliveries online que mais vendem no Brasil e assumir a liderança do segmento já no segundo ano".

    O investimento deve ficar em torno de R$ 1,5 milhão, o que não é pouca coisa, em especial, se compararmos a outros sites com o mesmo serviço. Mas se há tantos concorrentes, o que fazer? Desenvolver um diferencial, obviamente: "O nosso estará na qualidade do serviço tanto para os consumidores como para os parceiros e na possibilidade de interação entre ambos", comenta ele.

    No que tange ao empresariado do ramo de restaurantes e afins, o incremento das vendas é apenas uma das boas notícias. A divulgação da marca e a conquista de novos clientes também são realidades. “Queremos que os restaurantes nos vejam como uma extensão de seu negócio, um parceiro que trabalha pelo sucesso de ambos", salienta João Filipe.

    Já o usuário, de acordo ainda com um dos sócios do Melhor Menu, "poderá avaliar os restaurantes e seus pratos, deixar comentários, a fim de que outros consumidores façam suas considerações sobre os serviços. Os restaurantes, por sua vez, receberão notificações em tempo real, podendo até mesmo responder mensagens com sugestões e avaliações rapidamente”, completa.

    Ainda no primeiro semestre 2014, conclui Ronis Gracie, será lançado um aplicativo para celulares e tablets. Por ora, algumas informações podem ser encontradas na página oficial do Melhor Menu: www.melhormenu.com.br. Nela há um espaço voltado especialmente para os interessados em firmar uma parceria com o serviço, uma espécie de primeiro contato.

    Deste modo, você não precisa mesmo ir até a comida; ela vai até você. Não precisa mais sair do computador para enfrentar filas em fast foods ou restaurantes de comida a quilo. Enfim, pode continuar trabalhando, sem preocupação, até o almoço chegar, e ganhar preciosos minutos do seu dia. Que tal um teste? Vai que vale a pena.  

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