05 de Abril 13:55
Jogador inglês que chamou de Thiago Silva de transexual pode ser punido

  • AFP PHOTO GERARD JULIEN/STR
  • Os comentários insultantes e preconceituosos do jogador inglês Joey Barton sobre o zagueiro brasileiro Thiago Silva não vão passar em branco. O atacante do Olympique de Marselha terá de comparecer no próximo dia 15 de abril no Conselho Nacional de Ética da Federação Francesa de Futebol, onde deverá prestar esclarecimentos sobre as declarações feitas ao longo desta semana no site de rede social Twitter.  Barton chamou Thiago Silva de transexual.

    Depois de questionar a sexualidade do atacante brasileiro do Paris Saint-Germain Thiago Silva usando termos pejorativos e preconceituosos, o jogador inglês Joey Barton deve levar um cartão vermelho da mais alta autoridade futebolística da França. Nesta quinta-feira (5) a Federação Francesa de Futebol (FFF) pediu maiores explicações sobre o mau comportamento do meia de campo do Olympique de Marselha.

    O Conselho Nacional de Ética, órgão da FFF, que inicialmente havia dito que a troca de ofensas cibernética não estava na sua alçada, decidiu se pronunciar após um alerta feito pela Paris Foot Gay, organização que luta contra a homofobia no futebol francês.

    A entidade considerou que as declarações de Barton sobre Thiago Silva são "vulgares e discriminatórias", e são inaceitáveis para uma pessoa pública. Em uma série de mensagens em sua conta no Twitter, o inglês chamou o brasileiro de 'gordo transexual', entre outros comentários de cunho homofóbico.

    As sanções inflingidas pelo Conselho de Ética ao jogador inglês podem afastá-lo de diversas partidas. Ele também pode ser multado financeiramente, cuja quantia ainda será definida. O caso ganhou destaque na imprensa esportiva francesa nos últimos dias, e levou o jornal L'Équipe a questionar sobre os resultados da convocação. "O caso de Barton vai abrir jurisprudência no universo do futebol?", perguntou o cotidiano.

    Em novembro de 2012, Leonardo, diretor-esportivo do Paris Saint-Germain, foi convocado a prestar esclarecimentos depois de ter se exaltado com a arbitragem de uma partida do PSG contra o Montpellier. Na ocasião, Leonardo falou à imprensa e acusou os árbitros de terem favorecido o time adversário. Como pena, o brasileiro foi suspenso por dois jogos.

    Thiago Silva "superstar"

    Além da polêmica no Twitter, a atuação de Thiago Silva na partida entre o Paris Saint-Germain e o Barcelona nesta terça-feira (2) também foi destaque nas manchetes esportivas. O jornal Le Parisien afirma hoje que sete meses após chegar ao clube parisiense, o brasileiro já se tornou uma lenda no futebol francês. "Além de melhor zagueiro do mundo, ele é um dos melhores jogadores do mundo, como Messi enquanto atacante", escreveu o Le Parisien.

    Já o colunista esportivo Pierre Ménès, do Direct Matin, estampou o nome de Silva na crônica esportiva do jornal. Chamando-o de "superstar", Ménès aplaudiu a calma e a estratégia de jogo do zagueiro brasileiro.

    Fonte: RFI

    deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
    Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
    Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
    Desenvolvido por MadMídia