28 de Março 13:15
Simulações de Saúde e Segurança para a Copa

Para garantir que tudo ocorrerá bem, o GDF intensificou o treinamento das equipes envolvidas.

  • Divulgação/ Terra
  • O programa semanal de rádio Momento da Copa desta quinta-feira (28) destaca os preparativos para os grandes eventos esportivos. Brasília receberá a abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013, em 15 de junho, e sete jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014. Para garantir que tudo ocorrerá bem, o Governo do Distrito Federal intensificou o treinamento das equipes envolvidas em situações de emergência nas áreas de Saúde e de Segurança Pública.

    No intervalo de uma semana, entre 20 e 27 de março, foram realizados dois simulados. Nesta quarta-feira (27), Brasília realizou o primeiro treinamento integrado das forças da Segurança Pública do país, no Hotel Mercure, no Setor Hoteleiro Norte. Planejado pelo Grupo de Trabalho para os Eventos Mundiais (GTMUNDI) da Secretaria de Segurança Pública, o exercício foi coordenado pelo Corpo de Bombeiros.

    Cerca de 425 pessoas participaram do treinamento, entre servidores da corporação, policiais civis e militares, profissionais do SAMU, agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e da Agência de Fiscalização (Agefis). Também integraram a simulação, policiais federais, agentes da Agência Brasileira da Inteligência (Abin) e brigadistas do Mercure Hotel, além de 54 voluntários – 14 da Cruz Vermelha e 40 que atuaram como vítimas.

    "O objetivo do treinamento é validar os protocolos que a Segurança Pública planejou e produziu com os órgãos convidados e vinculados. Nós aplicamos isso em campo para que as equipes trabalhem de forma integrada nos grandes eventos. É um momento ímpar que temos para corrigir alguns detalhes do trabalho integrado", destaca o coordenador do GTMUNDI, coronel Paulo José Bezerra. Até o Mundial de 2014, serão realizadas mais cinco simulações. A próxima será em maio, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

    Atendimento a desastres – O Momento da Copa também ressalta os resultados do I Simulado de Emergências para Atendimento em Estádio de Futebol, que aconteceu na quarta-feira passada (20). Médicos, enfermeiros, bombeiros e agentes do Departamento de Trânsito do DF (Detran) tiveram a oportunidade de testar o atendimento integrado em desastres com várias vítimas. Durante o treinamento, os profissionais prestaram socorro a 250 torcedores envolvidos em uma suposta briga na arquibancada do Ginásio Nilson Nelson.

    De acordo com a gravidade de cada caso, os feridos foram transportados em ambulâncias e helicópteros aos hospitais de referência. Segundo o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, Brasília está preparada para receber os megaeventos. "Nós temos a felicidade de ter um SAMU muito bem preparado e articulado com o Corpo de Bombeiros e toda a rede de saúde. O simulado mostrou, mais uma vez, que estamos prontos tanto para o atendimento pré-hospitalar quanto nos hospitais. Se necessário, a rede pública de Saúde vai garantir um atendimento adequado à nossa população e aos turistas", garante o secretário.

    Estádio – O programa desta semana ressalta, ainda, o avanço das obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A montagem da cobertura, finalizada nesta terça-feira (26), e a conclusão de 94% das obras são alguns dos pontos abordados. Nesta semana, estão sendo finalizados os serviços de instalação dos sistemas de som e iluminação, fixação das cadeiras, colocação das estruturas dos placares eletrônicos e preparação do campo para receber o gramado.

    Fonte: Agência Brasília

    deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
    Para anunciar: comercial@debrasilia.com.br    Tel:(61) 8150-0256
    Para envio de material/releases: contato@debrasilia.com.br
    Desenvolvido por MadMídia